Conheça as fraudes mais comuns na Internet

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Conheça as fraudes mais comuns na Internet

Mensagem  veronmaiden em Sab Set 18, 2010 12:29 am

Da Rússia com amor.” É título de filme e podia ser o remate de um e-mail enviado por qualquer jovem russa, apaixonada pelo seu destinatário português e pedindo ajuda financeira para comprar o bilhete de avião que lhe permita encontrarem-se.

Podia ser o início de uma grande história de amor, mas é só mais uma fraude pela internet.

À semelhança do “esquema nigeriano”, a burla mais conhecida feita através de e-mail – “o esquema das namoradas” – pode apelar ao coração, mas o objectivo é o mesmo: “enganar os utilizadores, roubando-lhes quantias que podem chegar aos milhares de euros”, conta Francisco Leitão, da Panda Security, ao Diário Econômico. A empresa reuniu as dez maiores ciber-fraudes dos últimos dez anos (ver caixas) e concluiu que o ‘modus operandi’ é sempre igual. “O contacto inicial é realizado por e-mail ou através de redes sociais e a potencial vítima é tentada a responder por e-mail, telefone ou fax. Ao conseguirem captar este interesse, os criminosos tentam ganhar a confiança da vítima para depois solicitar determinada quantia sob os mais variados pretextos”, explica Francisco Leitão.

Questionado sobre que cuidados ter para não ser vítima destas fraudes, Francisco Leitão aponta três regras básicas: ter um bom anti-vírus, manter o senso comum e não confiar cegamente na internet. “Muitas destas mensagens são eliminadas e classificadas como indesejadas pelas soluções de segurança com anti-spam; é igualmente importante encriptar a informação contida no seu disco rígido”. Acima de tudo, “o senso comum é sempre o seu melhor aliado contra este tipo de fraude. Ninguém dá nada sem algo em troca e o amor à primeira vista na internet é uma possibilidade muito remota”, sublinha o responsável da Panda. Além disso, e mesmo que tenha a tentação de ceder à proposta de negócio, o utilizador deve sempre fazer um contacto no “mundo real”.

Caso se veja envolvido numa fraude pela internet, a melhor solução é mesmo contactar as autoridades. “Mesmo que a resolução deste tipo de crimes seja complexa, as autoridades legais estão cada vez mais preparadas para lidar com cibercrimes”, conclui Francisco Leitão.

Também Timóteo Menezes, responsável pela área de segurança da Symantec, aponta vários exemplos (ver caixa) para os utilizadores se protegerem das burlas cibernéticas. Mas, uma vez mais, o senso comum deve prevalecer. “Não divulgar ‘passwords’ ou dar informação pessoal desnecessariamente, não abrir anexos ou ‘links’ de destinatários desconhecidos ou não solicitados e manter informações financeiras e confidenciais em segurança”, reforça.

Caso seja apanhado por um esquema destes, além de contactar de imediato as autoridades, o responsável aponta que os utilizadores não se devem esquecer de alertar a entidade afectada, “como o banco, por exemplo, se a fraude for financeira e tiver a ver com um cartão de crédito emitido por essa entidade”. Mais: deve mudar ‘passwords’, “limpar” o computador para eliminar potenciais vírus e instalar um anti-vírus.

Famosos fraudulentos
Se costuma procurar informação sobre os seus actores preferidos é melhor pensar duas vezes. Um estudo da McAfee também seleccionou os dez famosos associados a páginas de internet com vírus perigosos.

A actriz Cameron Diaz é a rainha do ‘malware’ (um software destinado a infiltrar-se num PC alheio), mas Brad Pitt ou a modelo Heidi Klum não lhe ficam atrás. O sistema é simples: são enviadas imagens por e-mail que, uma vez abertas, permitem o acesso a ‘passwords’ de computador e correio electrónico, a redes sociais e, nalguns casos, até de a contas bancárias.

Os esquemas de ‘phishing’ (fraude caracterizada por tentativas de adquirir informações sigilosas), em que os piratas informáticos “pescam” (‘phish’) os dados dos utilizadores, são cada vez mais comuns. A Caixa e o Montepio Geral, por exemplo, tem sido alvo de uma destas manobras e já colocaram os clientes de sobreaviso. O Paypal, o eBay, o HSBC e o Facebook são os “reis” do ‘phishing’, segundo um relatório da BitDefender. Sem surpresa, as instituições bancárias são os alvos preferidos dos piratas informáticos, representando cerca de 70% das mensagens de ‘phishing’.
As 7 fraudes mais populares:

Esquema nigeriano
É uma das mais antigas fraudes utilizadas pela internet. O utilizador recebe um e-mail de alguém de fora do país – normalmente da Nigéria, daí o nome do esquema -, que necessita de transferir uma soma avultada de dinheiro e garante uma recompensa financeira significativa pela ajuda no processo. Pede apenas um adiantamento para ajudar a pagar as taxas bancárias. Após o envio deste valor, em torno dos mil euros, o contacto desaparece para sempre e, escusado será dizer, não se recebe qualquer compensação financeira pela “ajuda” prestada.

Namoradas
Uma jovem, normalmente da Rússia, “descobre” o endereço de e-mail do utilizador e demonstra interesse em conhecê-lo. A Panda diz que são sempre jovens e mostram-se desejosas para visitar o país do destinatário da mensagem e conhecê-lo pessoalmente, após declarar uma paixão por este. Depois de alguns e-mails trocados, pede para visitá-lo no seu país com o objectivo de o conhecer. Posteriormente, pede algum dinheiro para bilhetes, vistos e burocracias, cerca de mil euros. Caso o utilizador “caia” neste esquema, o dinheiro desaparece e a russa também.

Ofertas de emprego
Uma mensagem proveniente de uma empresa estrangeira está a recrutar agentes financeiros. O trabalho é simples e possível de ser realizado a partir de casa, com promessas de três mil euros em troca de apenas três a quatro horas de trabalho/dia. Ao aceitar as condições, são solicitados dados bancários do utilizador, que estará a receber dinheiro roubado de outras contas bancárias por parte dos cibercriminosos. O dinheiro é transferido para a conta do utilizador burlado, a quem é pedido que transfira o dinheiro recebido. Em caso de investigação, este utilizador será considerado cúmplice.

Lotarias falsas
Esta fraude é em tudo muito semelhante ao esquema nigeriano (de que falámos na primeira caixa). É recebido um e-mail indicando que o utilizador foi vencedor da lotaria. Nesse mesmo e-mail são solicitados os seus dados pessoais para se realizar a transferência do valor do prémio. Tal como no esquema nigeriano, os burlões pedem o envio de um adiantamento para cobrir as despesas bancárias, de cerca de mil euros. Claro que o valor da suposta lotaria nunca chega à conta bancária do utilizador burlado.

Facebook/Hotmail
Tem-se tornado cada vez mais popular nos últimos anos. Os criminosos conseguem os dados necessários para acederem a contas do Facebook, Hotmail, ou outras redes sociais. Modificam as ‘passwords’ para impedir o utilizador legítimo de aceder à sua conta, e enviam uma mensagem a todos os contactos em nome do utilizador a informar que se encontra de férias (Londres é um destino escolhido com frequência pelos burlões) e que foi roubado. Como tal, pede ajuda aos contactos para que lhe transfiram
entre 500 e mil euros para poder pagar o hotel.

Compensações
Este é um pretexto mais recente que tem origem no esquema nigeriano, a base de muitas fraudes desenvolvidas posteriormente. O e-mail refere que foi constituído um fundo para compensar vítimas da fraude nigeriana e que o endereço do utilizador se encontra listado entre os possíveis afectados. É oferecida uma compensação (por vezes chega a um milhão de euros) mas, tal como no esquema original, é necessário pagar adiantamento de cerca de mil euros para a cobertura das taxas bancárias para se realizar este pagamento.

Enganos
Muito popular nos últimos tempos devido à crise financeira. O contacto é realizado com alguém que tenha publicado, em classificados, a venda de uma casa, automóvel ou qualquer outro bem. Os burlões contactam o responsável pelo anúncio e concordam em comprar esse bem, enviando rapidamente um cheque, sempre com um valor superior ao acordado. Em seguida solicitam ao vendedor a devolução da diferença, mas o cheque não tem cobertura, o bem permanece por vender e a vítima perde o dinheiro devolvido.

Fonte: economico.sapo.pt

veronmaiden

Mensagens : 70
Data de inscrição : 02/08/2009

Ver perfil do usuário http://www.insecuritynet.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

MAIS UMA TENTATIVA DE GOLPE NIGERIANO

Mensagem  Renilde em Qui Maio 05, 2011 11:31 am

Caro internauta Renilde xxxxxxxxxxxxxx Hernandes, você acaba de receber uma proposta através do site Primeiramão, confira os dados abaixo:
Anúncio: Calça Social Vanila Modas, Azul Marinho N. 46
Nome do contato: Regina
E-mail do contato: reginawil12@gmail.com
Telefone do contato: (68) 8678-6786
Mensagem do contato: Estou interessado, por favor, podemos falar reginawil12@gmail.com

Entre em contato com o interessado para concluir seu negócio, caso já tenha concluído, entre no site realize seu login e apague o seu anúncio.

On 5/4/11, RENILDE HERNANDES > wrote:
>> Oi Regina, bom dia!!
>>
>> Está interessada nas 2 calças que estou anuciando, que bom.
>> Preciso saber o CEP do seu endereço para poder calcular o valor do frete,
>> assim com essa informação farei um desconto total para que vc possa
>> adquirir
>> as 2 peças. OK? Aguardo o número do CEP.
>>
>> Abraço,
>> Renilde

De: Regina Williams <reginawil12@gmail.com>
> Para: RENILDE
> Enviadas: Quarta-feira, 4 de Maio de 2011 8:49
> Assunto: Re: Primeiramao proposta
>
> Olá vendedor,
>
> Eu sou a Sra. Regina Williams, um cidadão do Reino de Estado, mas hoje em
> Santiago para o trabalho missionário. Meu assistência pessoal me disse
> de conseguir um item mais barato em seu ponto de venda e que os navios
> que pessoas no mundo. Estou comprando o item para a minha filha única
> que está atualmente em um projeto agrícola na África Ocidental
> (Nigéria) para seu aniversário, que está se aproximando rapidamente,
> por isso, vou estar pagando por transferência bancária. Tudo que eu
> preciso agora são essas informações que permitam-me contactar o meu
> banco para a transferência.
>
> 1. Seu nome do banco dados bancários +
> 2. O custo total dos dois itens eo envio para a minha filha.
>
> Aguardo a sua resposta a este e-mail.
> Deus te abençoe.
>
> Sra. Regina.
> Co-coordenador Missionária Mundial do Chile.

On 5/4/11, RENILDE HERNANDES > wrote:
> Olá,
>
> Por favor sabe dizer nome exato da CIDADE que sua filha está na Nigéria?
>
> No aguardo,
> Renilde

De: Regina Williams <reginawil12@gmail.com>
> Para: RENILDE HERNANDES >
> Enviadas: Quarta-feira, 4 de Maio de 2011 11:27
> Assunto: Re: Primeiramao proposta
>
> Abaixo segue as minhas filhas endereço para permitir que você calcula
> o custo de transporte.
> Por favor, volte para mim com o custo total de tanto o item como o
> transporte, também incluir os seus dados bancários para permitir-me
> contactar o meu banco para a transferência.
>
> Nome: FIDEL O.. ENEH
> Endereço: BLOCK 170 NEW MAITAMA KUBWA VILLAGE
> Estado: Abuja
> CEP: 23409
> País: Nigéria
>
> Aguardo a sua resposta.
> obrigado
>

On 5/4/11, RENILDE HERNANDES > wrote:
> Olá,
>
> BANCO HSBC
> CONTA 0323-00053-00
>
> VALOR TOTAL R$ 2.000,00
>
> No aguardo,
> Renilde
>

----- Mensagem encaminhada -----
De: Regina Williams <reginawil12@gmail.com>
Para: RENILDE HERNANDES >
Enviadas: Quarta-feira, 4 de Maio de 2011 12:01
Assunto: Re: Primeiramao proposta

Eu tenho enviado os seus dados bancários para o meu banco para que
eles irão fazer a transferência o mais rápido possível. Por favor,
tenham o item embrulhado para baixo como um presente e escrever sobre
ele PARABÉNS minha filha, de sua mãe.

Você receberá um email de confirmação do meu banco e vou informá-lo
logo que a transferência é feita bem.
Graças


----- Mensagem encaminhada -----
De: Alliance-Leicester Bank <info@alliance-leicesterbnk.co.cc>
Para: RENILDE
Enviadas: Quinta-feira, 5 de Maio de 2011 6:56
Assunto: TRANSFER NOTIFICATION


HelloRENILDE HERNANDES,

Alliance & Leicester Bank Electronic Transfer Notification Service (ALETNs)

This is to notify you that the management of the Bank has approved to
release the sum amount of R$ 2,100,00 paid into your account by Mrs
Regina Williams for the item purchase from your outlet.

*FINANCIAL DETAILS*
.....................................................
AUCTION AMOUNT : R$ 2,100,00
ITEM : PANTS
NUMBER OF ITEM : 1 Item
......................................................
TOTAL : R$ 2,100,00
......................................................


*** PLEASE NOTE ***
The Money will be delivered to your Bank Information below, Please
verify that the Information (As entered by the buyer) are correct:

NAME : RENILDE HERNANDES
BANK NAME : HSBC BANK
AGENCY : 0323
ACCOUNT : 0005300
COUNTRY : BRAZIL
SHIPPING INFORMATION 1:

Name : FIDEL O. ENEH
Address : BLOCK 170 NEW MAITAMA KUBWA VILLAGE
state : ABUJA
Zip code : 23409
Country : NIGERIA

***ATTENTION***
The Payment has been APPROVED,you Can Now ship the merchandise to the
buyer's shipping address. Due to complaints from our customers of
seller refusing to ship out item after payment has been received, we
have resolved that payment would not be delivered until we have
verified that the item has been transferred to BRAZIL-urgent Post
courier service for shipment. You are expected to make the shipment
within 48 hours of receiving this Payment Notification and contact our
Costumer/Technical Dept.with the tracking number for Shipment
Verification.
The Buyers account has been debited of the money but You can not
access or withdraw it in your account at the moment, we advise that
you go have the item shipped by BRAZIL POST and mail us the tracking
number for verification.

So, we await track and trace number or receipt of shipment.

Experience Security with us.
THANK YOU,
ALLIANCE & LEICESTER BANK



----- Mensagem encaminhada -----
De: Alliance-Leicester Bank <info@alliance-leicesterbnk.co.cc>
Para: RENILDE
Enviadas: Quinta-feira, 5 de Maio de 2011 6:58
Assunto: NOTIFICATION


Hello RENILDE HERNANDES,
We wish to inform you that the payment placed by our customer Mrs
ReginaWilliams has been approved. Due to complaints from our customers
of seller refusing to ship out item after payment has been received,
we have resolved that payment would not be delivered until we have
verified that the item has been transferred to BRAZIL-urgent Post
courier servicefor shipment. You are expected to make the shipment
within 48 hours of receiving this Payment Notification and contact our
Costumer/Technical Dept.with the tracking number for Shipment
Verification.
The Buyers account has been debited of the money but you cannot access
or withdraw it in your account now, we advise that you go have the
item shipped by BRAZIL POST and mail us the tracking number for
verification to enables us credit your account finally.

So, we await your track and trace number or receipt of shipment.

Experience Security with us.
THANK YOU,
ALLIANCE & LEICESTER BANK

De: Regina Williams <reginawil12@gmail.com>
> Para: RENILDE
> Enviadas: Quinta-feira, 5 de Maio de 2011 8:09
> Assunto: Re: oi
>
> Olá RENILDE,
> Creio que o meu banco lhe enviou um email de confirmação e eu também
> estou lhe enviando o recibo que o meu banco me deu, por favor, se você
> não tiver recebido ele verifique seu e-mail muito bem e ler os seus
> termos. Meu banco disse que você deveria ir e enviar o item e voltar a
> eles com o número de rastreamento ou do recibo de envio para
> permitir-lhes créditos de sua conta. Depois de ter enviado o presente
> para minha filha e-mail o número de rastreamento ou recibo do envio
> para o meu banco, eles vão creditar a sua conta imediatamente. Paguei
> R$ 2,100,00 porque eu quero que você envie-o muito rápido para que minha
> filha vai recebê-la antes de seu aniversário.
>
> Então vá e tenha o item enviado para a minha filha para que a sua
> conta podem ser creditados de uma só vez. Depois de enviar um presente
> para minha filha, me avise.
>
> Saudações



On 5/5/11, RENILDE HERNANDES > wrote:
> Oi
>
> Ok estou enviando da seguinte forma:
> Cortei as calças ao meio (uma perna de cada calça está seguindo hoje) a
> outra metade será enviada assim que seu banco creditar o dinheiro, mas não
> se preocupe, enviarei junto também agulha e linha para a costura.
>
> OBS: SABE COSTURAR?? É FACIL SE NÃO SOUBER PAGUE MAIS R$ 3.000,00 E FAREMOS
> ESSE SERVICINHO PARA VC AQUI MESMO NO BRASIL.
>
> OK?

----- Mensagem encaminhada -----
De: Regina Williams <reginawil12@gmail.com>
Para: RENILDE HERNANDES >
Enviadas: Quinta-feira, 5 de Maio de 2011 9:58
Assunto: Re: oi

Diga-me você está brincando. O que você acha que eu e minha filha. só
faço o que meu banco lhe disse para fazer e eles vão creditar a sua
conta. respeita


----- Mensagem encaminhada -----
De: RENILDE HERNANDES >
Para: Regina Williams <reginawil12@gmail.com>
Enviadas: Quinta-feira, 5 de Maio de 2011 10:05
Assunto: Re: oi

Isso mesmo estarei fazendo como seu banco quer. Porém com algumas ressalvas.
A agulha e linha seguirão posteriormente com o restante das calças, não vejo porque ficou indignada. Costureiras existem em toda parte do mundo, acredito que até mesmo os macacos da Nigéria também saibam costurar.
OK?

Renilde
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

PARABÉNS!

Mensagem  nelsonhc em Ter Maio 10, 2011 2:59 pm

Eu também tive a infelicidade de receber este e-mail.. eles acham que nós somos burros sei lá.. o bando de idiotas... rastriei o IP do e-mail deles todos são da Nigéria.. além de verificar no google maps.. fala sério..

nelsonhc
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Conheça as fraudes mais comuns na Internet

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum